20.ago | 2021

4 motivos para adotar o omnichannel

4 motivos para adotar o omnichannel

 

Descubra como o omnichannel pode beneficiar seu negócio e veja exemplos de sucesso dessa estratégia.

Já falamos da estratégia omnichannel, que consiste na aprimoração da experiência do cliente a partir da relação entre os canais de comunicação online e offline a partir do uso simultâneo e interligado, unindo o mundo virtual ao mundo físico.

 

Agora, veja na prática 4 motivos para implantar o omnichannel:

 

1 – Seus canais de venda integrados

O omnichannel é baseada na integração de canais de venda, físicos e online. Isso quer dizer que todas as informações ficam conectadas, proporcionando a utilização de novas estratégias de captação, venda e retenção de clientes.

Os diferentes canais se complementam e a comunicação é padronizada, promovendo exatamente a mesma experiência para os consumidores, independentemente do dispositivo utilizado ou do canal escolhido para o atendimento, seja ele online ou offline.

 

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2 – A experiência do seu cliente fica melhor

O foco do omnichannel é a experiência do cliente. Tendo tudo interligado, o cliente não precisa ficar de um canal para o outro, o que aprimora muito sua jornada com a marca. A estratégia permite que esta jornada flua sem interrupções e esforço, com todos os canais de contato preparados e integrados para satisfazer suas necessidades.

3 – Coleta de dados otimizada

A quantidade de dados que circula na internet é imensa. A estratégia omnichannel ajuda não só a captar as informações dos seus clientes, como filtra esses dados, deixando sua lista de leads mais limpa e com contatos reais. Além disso, os clientes podem te falar por qual meio preferem ser contactados.

4 – Diminuição de custos

Apesar do investimento inicial, ter uma estratégia de vendas omnichannel garante diminuição de custos, ou seja, maior margem de lucro para sua empresa.

Usar a tecnologia é sempre uma boa forma de encurtar a jornada de compra, estimular o consumo e fidelizar o público, criando a possibilidade de cobrar mais caro por um serviço de qualidade ou diminuir o custo de cada item.

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Essa estratégia já é largamente utilizada no mercado. Alguns exemplos de marcas que tiveram sucesso com a omnichannel são:

 

  • Centauro: oferece a liberdade de o cliente transitar entre o online e o offline e incentiva essa prática com cupons de desconto pelo site para retirar na loja e facilidade da troca de produtos comprados online na loja física.

 

  • Starbucks: a marca possui um programa de fidelidade que funciona por meio de um aplicativo e presenteia os usuários com descontos e brindes na loja física. O aplicativo permite ainda que você faça compras na loja sem nem levar a carteira.

 

  • Magazine Luiza: teve um aumento em suas vendas de 241% no e-commerce e 51% nas lojas físicas entre os anos de 2015 e 2018 com a aplicação da estratégia de omnichannel.

 

  • O Boticário: por meio das redes sociais, anúncios patrocinados e e-mail marketing mobilizam os clientes, que após preencher um cadastro e indicar um amigo, podem selecionar uma loja de sua preferência para a retirada de um brinde.

 

 

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