2.jun | 2022

Entenda o caos que os hackers estão causando na Costa Rica

O governo da Costa Rica tem sido alvo de diversos ataques cibernéticos desde Abril, ao menos 27 instituições governamentais foram atacados durante esse período, e nessa terça feira (31/05) o sistema de saúde pública do pais foi totalmente desativado por um ataque hacker, o país já havia declarado estado de emergência nacional por Rodrigo Chaves em sua primeira tomada de decisão como atual presidente da república, isso porque o primeiro ataque de Ransomware contra o governo aconteceu no dia 18 de abril.

Segundo o jornal local da Costa Rica La Nación, centenas de pacientes já deixaram de ser atendidos por falta de informação nos hospitais devido ao ataque hacker, para esse ultimo ataque ao sistema de saúde o grupo hacker exigiu cerca de US$ 15 milhões, o qual até o momento o governo costarriquenho se recusa a pagar, e os prejuízos já vem sendo vistos como informações aos sistemas públicos inacessíveis e congelamento de salários de servidores públicos.

Na tentativa de conter o roubo de dados e a divulgação de diversas informações confidenciais, a Costa Rica deu início a um plano de contingência para garantir os fluxos comerciais com países da América Central. Para isso, o Comitê Aduaneiro Centro-Americano passou a fazer de maneira manual as burocracias e procedimentos exigidos para manter o comércio da Costa Rica com outros países.

Assim, a carga terrestre não foi paralisada, embora tenha tido atrasos e filas em Peñas Blancas, fronteira entre a Nicarágua e a Costa Rica, justamente porque o plano de contingência é manual, o que deixa o procedimento mais lento.

O que pode ter incentivado esses ataques?

Todos esses ataques estão sendo atribuidos ao grupo pró-russia CONTI, o grupo é considerado um dos mais perigosos do mundo e atuam com o ataque do tipo RANSOMWARE, muita usada por hackers do oriente, o grupo é discreto e o que se sabe dele é que vem sofrendo uma reformulação interna muito grande, que vem causando suspeita de que o ataque à Costa Rica teve sua motivação voltada a publicidade e não ao dinheiro de resgate em si.

O que são ataques Ransomware?

O Ransomware é um tipo de malware projetado para criptografar áreas de armazenamento de computadores e servidores tornando inacessíveis até que um resgate seja pago. Para saber mais sobre o assunto leia nosso artigo anterior
https://www.tld.com.br/pandemia-virtual-ataques-ransomware-em-2022-devem-superar-numeros-do-ano-passado-saiba-como-se-proteger/

 

Fontes :

R10news

Canaltech

Uol Notícias