5.abr | 2022

Entenda porque o VPN é tão importante para a segurança da sua conexão.

Desde ​o início da invasão da Ucrânia pela Rússia foi iniciada também uma guerra nas fronteiras digitais, isso porque uma das últimas medidas do presidente russo, Vladimir Putin, foi banir localmente redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, por serem consideradas muito extremistas. Esta ação popularizou a VPN mundo afora e no último mês foi uma das siglas mais comentadas e pesquisadas, mas você sabe o que significa e sua importância? Vamos falar um pouco sobre.

A VPN ou Rede virtual privada — em português — consiste em uma ferramenta digital que irá criar um túnel virtual privado, conectando o seu dispositivo a um servidor, que será o responsável por mediar a sua conexão com os serviços desejados, visando ocultar o seu endereço IP e criptografar os dados trafegados, o resultado disso é sem dúvida um aumento significativo da sua privacidade, evitando assim que acessem suas informações e dados pessoais. Devido a sua funcionalidade, são bastante utilizadas quando um país realiza o bloqueio de acesso a um serviço digital, justamente porque o provedor não consegue observar a origem do acesso, tornando as informações trafegadas seguras, sem arriscar o rastreio ou violação, é quase impossível ser interceptado o que a torna uma das melhores maneiras de aumentar a segurança de navegação, porém é  importante dizer que mesmo a VPN sendo uma forma muito segura por não deixar o seu IP registrado, não garante o anonimato, isso porque qualquer atividade que um usuário faz enquanto estiver logado, como, por exemplo, no Instagram, pode ficar registrado através dessa plataforma de acordo com sua política de uso de dados.

Com a pandemia, essa categoria de conexão se tornou muito popular, ganhando assim muitos adeptos. No trabalho ela pode ser utilizada em aparelhos de funcionários para que acessem a rede interna da firma, impedindo que informações importantes para a empresa vazem, já em seu uso doméstico, as VPNs podem ser usadas para acessar sites bloqueados entre países, a exemplo do que a Rússia vem fazendo após a imposição do governo.

VPN gratuita, devo usar?

Existem duas categorias de serviços de VPN, a paga, a qual a TLD  oferece, obtém uma série de ferramentas e serviços essenciais que garantem toda a confiabilidade dos dados e números de IP, deixando ainda mais difícil uma invasão acontecer, já as gratuitas apesar de protegeram os dados do usuário, não são 100% seguras, mesmo não cobrando nada podem coletar dados de navegação e vender a grupos interessados para se manterem ativos financeiramente, por isso não é recomendado utilizar uma VPN gratuita.

 

 

 

Fonte – Canaltech