20.abr | 2022

Era Cloud : O mundo em nuvem

Os ambientes Cloud vêm cada vez mais integrando o nosso cotidiano. A tecnologia já promoveu impactos e mudanças que fizeram com que os usuários já não se lembrem de como era a vida antes dela. Uma destas tecnologias, é o armazenamento em nuvem, que permite que o armazenamento de fotos, vídeos, músicas, documentos e muitos outros formatos de arquivo, sejam acessados de qualquer lugar do mundo através da conexão com a Internet.
Tudo é armazenado num servidor em nuvem (online), ou seja, os backups, imagens, documentos e diversos outros arquivos importantes, podem ser armazenados sem a necessidade de um HD externo, pen drive ou independentemente do dispositivo de armazenamento físico por parte do usuário final. Esta responsabilidade, é atribuída ao provedor do serviço de armazenamento em nuvem, resultando no melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento dos dispositivos.
O cenário pandêmico causou uma aceleração tecnológica em nível mundial, fazendo com que os serviços cloud  se tornassem imprescindíveis para a sobrevivência das organizações. De acordo com a GlobalData, no ano de 2020, a receita de serviços em nuvem atingiu US$ 4,6 bilhões apenas na América Latina, o que representa um aumento de 220% em comparação aos 5 anos anteriores. A previsão, é que o setor venha a dobrar as cifras atuais, tornando evidente que a tecnologia em nuvem tornou-se essencial para a realização do trabalho remoto e consequentemente no bom gerenciamento das organizações.
Vale lembrar que um dos principais benefícios da migração para o ambiente cloud é a redução de custos associados a aquisição e manutenção de uma infraestrutura de armazenamento física. Ademais, uma infraestrutura de armazenamento em nuvem irá proporcionar a tão buscada agilidade relacionada ao escalonamento de uma infraestrutura de armazenamento, além de contar com o aumento do nível de segurança, contando com a criptografia dos dados e garantindo o seu acesso apenas a usuários autorizados.
É evidente que o armazenamento em nuvem trará inúmeras vantagens, como: Segurança, velocidade e escalabilidade, o que torna a migração extremamente favorável.
Então fica a dúvida: A sua companhia faz o uso dessas soluções?