20.ago | 2021

Home office, um terreno fértil para Cibercriminosos.

Empresas estão mais vulneráveis aos hackers com o home office?

Com a pandemia do novo coronavírus, que modificou o jeito de viver em todo o mundo, as empresas precisaram ser fechadas e o home office se tornou a única alternativa em muitos segmentos para manter os processos produtivos, a rotina, salvo os serviços essenciais que precisaram ser mantidos e, ainda assim, como as adaptações que o cenário exige.

Diante dessa situação que ainda não tem data para chegar ao fim totalmente, uma vez que o processo de retomada está sendo feito aos poucos e, para muitos, o trabalho remoto permanecerá, fica a pergunta: essa mudança repentina de ambiente foi devidamente preparada quando o assunto é segurança cibernética?As organizações dispõem, ou ao menos deveriam, de sistemas de proteção, incluindo recursos como firewalls, VPNs, controladores remotos e  antivírus corporativos. No home office, esse esquema de segurança precisa ser mantido no lar de cada colaborador, ou o novo local de trabalho.  Se os requisitos de segurança não forem observados em todas superfície envolvidas temos o terreno fértil para a ação de hackers?

Em entrevista ao Canal Tech Caio TellesCEO da BugHunt (plataforma em que pesquisadores recebem recompensas ao encontrar falhas em sistemas corporativos), comentou sobre o assunto: “a vulnerabilidade das empresas ficou ainda maior devido ao acesso remoto dos sistemas via home office. As pessoas, muitas vezes, trabalham com um computador e também compartilham o uso do aparelho com outras pessoas da casa”, explica Caio. “O crescimento do trabalho remoto permite que servidores estejam configurados incorretamente, atraindo cibercriminosos e facilitando invasões”, complementa.

De acordo com pesquisa da firma de segurança VMware, as ações criminosas contra redes privadas de empresas no Brasil aceleraram 148desde o início da quarentena. Dessa forma, como é possível perceber, o home office facilita e muito a invasão de computadores por hackers, sobretudo porque houve a alteração de máquinas seguras para computadores pessoais e de redes corporativas seguras para redes domésticas, alvo mais fácil para os cibercriminosos.

Você sabia que a TeleData oferece soluções em segurança cibernética para o seu negócio? Entre em contato conosco aqui mesmo, através do site, para saber mais informações.

Se gostou dessa publicação, compartilhe! Confira também mais conteúdos disponíveis no nosso Instagram e no Linkedin!