20.ago | 2021

NOC e SOC

As vantagens da implementação de NOC e SOC

Ter um ambiente virtual que seja seguro e estável já é uma necessidade essencial para todas as empresas. O mal funcionamento ou a interrupção de sistemas de missão crítica pode custar grandes oportunidades de negócio e, por isso, a alta disponibilidade e a segurança cibernética se tornaram fundamentais.

 

Nesse cenário, a implementação de NOC e SOC são importantes e trazem muitas vantagens para as empresas. O NOC (Centro de Operações de Rede) e o SOC (Centro de Operações de Segurança) impedem que a empresa tenha momentos de inatividade da rede, assim como previne a exposição aos ataques cibernéticos.

O que é NOC e SOC

NOC significa Network Operation Center (Centro de Operações de Rede). Ele corresponde a um local de onde a rede é gerenciada, controlada e administrada por profissionais especialistas. O Centro de Operações de Rede é responsável, principalmente, por manter as operações de rede estáveis e confiáveis. Ele deve funcionar constantemente e estar sempre sob olhos atentos.

 

SOC, por sua vez, significa Security Operation Center (Centro de Operações de Segurança) e é composto por uma equipe de profissionais de segurança cibernética responsável pelo impedimento de violações de dados e outras ameaças à segurança cibernética. O SOC monitora, detecta, investiga e responde a todos os tipos de ameaças cibernéticas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Vantagens da implementação do NOC

Quedas na rede podem custar muito caro para organizações. O Centro de Operações de Rede previne essas instabilidades, fazendo sua empresa não perder dinheiro. NOC ajuda suas aplicações a estarem sempre funcionando, sem transtornos.

 

O NOC vai além de apenas monitorar, ele é responsável pela execução de estratégias para estabilização dos incidentes de forma imediata, geração de informações para as equipes de suporte de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI entre outras atribuições.

Vantagens da implementação do SOC

A equipe do Centro de Operações de Segurança previne que sua empresa seja alvo de um ataque cibernético e que seus dados sejam roubados, além de segurar os dados dos seus clientes, como a LGPD define.

Ter um SOC traz a vantagem de estar regularizado e ter um plano de defesa para ataques como ransomware e malware. Os profissionais no SOC fazem uso de soluções cibernéticas integradas e processos tecnológicos. Isso inclui informações de segurança e sistemas de gerenciamento de eventos (SIEM), além de firewalls, detecção de violações, detecção de intrusões e sondas.

Os SOCs devem executar continuamente verificação de vulnerabilidades de uma rede em busca de ameaças, fraquezas e abordar essas ameaças e deficiências, antes que se tornem um problema grave.

 

Saiba mais sobre segurança cibernética!

 

Quer entender mais sobre NOC e SOC e como eles podem beneficiar sua empresa? Entre em contato, implementamos e fazemos monitoramento 24x7x365.

 

Confira mais conteúdos no nosso Instagram.