1.out | 2021

Outubro Rosa: Inteligência Artificial aliada na prevenção ao câncer de mama.

Sendo um dos três tipos de câncer com maiores números de casos no mundo, o câncer de mama representa cerca de 11% de todos os cânceres do mundo. No Brasil, são cerca de 66 mil novos casos por ano, os dados são do INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Com números tão alarmantes, a busca por prevenção se tornou a maneira mais eficaz no combate a doença. Pensando nisso, a startup brasileira PreviNEO utiliza inteligência artificial para prevenir, ajudar no diagnostico e diminuir a incidência de novos casos.

Por meio de uma entrevista, conhecida como Anamnese, a IA interage com o paciente no primeiro contato virtual, a AI faz um rastreamento para os principais tipos de câncer. Para que o processo tenha eficácia, o paciente precisa preencher dois formulários: um com informações pessoais e outro com histórico médico. A partir desse processo, a PreviNEO disponibiliza o teste e surgem novas etapas para concluir o diagnóstico.

 

Outubro Rosa e a importância da informação

Desde 1990, o mês de outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama. Com disseminação de informação e ações para chamar a atenção da população sobre a importância de se discutir formas de prevenção a este tipo de câncer. Algumas organizações oferecem palestras e materiais informativos gratuitamente. Você pode conferir mais informações nos sites abaixo:

INCA – Instituto Nacional do Câncer
https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2021/eu-cuido-da-minha-saude-todos-os-dias-e-voce

ONG Outubro Rosa
http://www.outubrorosa.org.br/

Secretária de Saúde do Estado da Bahia
http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/outubrorosa/

 

Fonte: INCA e CanalTech.