Soluções que conectam e protegem

24.ago | 2022

Redes abertas de wi-fi – Como se proteger ?

Você já se conectou a um wifi público?  Não importa se você está em um café, hotel, praça pública, clínica etc., possivelmente você já pediu por um wifi logo em sua chegada. Contudo essa conexão pode não ser segura. Mas o que pode ser inseguro em um wifi público? A verdade é que existem vários pontos em que uma rede pode ser insegura, sendo wifi público ou não. 

 1 – Rede Aberta (sem senha) 

É muito bom chegarmos em um local público e nos conectarmos instantaneamente à rede, certo? A sensação de que o nosso normalmente limitado uso de dados da operadora está sendo conservado é muito boa. O que não é tão bom é que se você consegue se conectar facilmente a uma rede sem senha, qualquer outra pessoa também consegue, o tornando exposto e consequentemente vulnerável. 

É comum que em locais que fornecem wifi público sem senha não esteja preparado para proteger os dados dos usuários de forma lateral, ou seja, a ataques provenientes da própria rede. 

 2 – Rede com senha 

Baseado no que foi descrito anteriormente, então desde que a rede tenha senha, está tudo bem, certo? E por mais que a situação tenha melhorado, ainda existem riscos. 

Vamos tentar fazer uma analogia. Supondo que você more em um condomínio, um bem seguro. O guarda do lado de fora segue todas as normas de segurança e só permita a entrada de quem realmente tem permissão de entrar. Mesmo com tamanha segurança você deixaria a porta do seu apartamento sempre aberta? Imagino que não. 

Uma rede com senha é similar. Ela vai garantir que as pessoas que realmente farão parte da rede seja quem teve a permissão de entrar, seja isto por senha ou por algum cadastro. Mesmo nesses casos é comum não haver qualquer tipo de gestão do estabelecimento a senha. 

 3 – Internet 

Além dos fatores internos, que são as ameaças de dentro da própria rede, existem os fatores externos. Na internet existem pessoas mal-intencionados que gostam de explorar vulnerabilidades, tanto de equipamentos (como vulnerabilidades de sistema) ou do emocional (como e-mails com links maliciosos). 

Atualmente é comum falar de VPN como uma solução para este tipo de problema, mas a verdade que a VPN por si só não resolve. A VPN (Virtual Private Network) nada mais é do que uma comunicação entre dois pontos através de um túnel usando a internet. É importante termos cuidado de que forma e em qual VPN estamos nos conectando. Porque só do fato de ser um VPN não a torna segura. 

Além disso, também é importante termos cuidado e-mails ou links estranhos, em que site está navegando ou para onde está enviando seus dados pessoais. 

 Que cuidados podemos tomar? 

No fim, o objetivo deste artigo não é causar terror e medo ao usar a internet e sim informar. Abaixo vamos listar alguns cuidados que podem ser tomados: 

  • Evite usar redes públicas de Wi-Fi desconhecidas: a primeira dica é a mais óbvia e simples. Estas redes não são confiáveis e a melhor coisa é não se conectar a elas. 
  • Verifique a rede antes de se conectar: se a primeira dica não for viável, você precisar se conectar e não houver outro jeito, a solução é verificar se a rede é confiável para evitar cair em pontos de conexão criados por hackers (mesmo que você esteja em um restaurante, café ou hotel). 
  • Desative compartilhamento de arquivos: Tenha certeza de que o seu aparelho não está habilitado para compartilhamento de arquivo. E só habilite caso for utilizar. 
  • Não entre em apps e plataformas sensíveis: se precisar usar uma conexão deste tipo, evite entrar em suas redes sociais, apps bancários e outras contas sensíveis. Afinal, nunca se sabe quem pode estar de olho no que você faz ao usar este tipo de conexão. 
  • Informe-se: Existem, treinamentos, webinars, certificações e diversos outros materiais, alguns até gratuitos, para deixar você cada vez mais informado. Estar consciente de suas vulnerabilidades, dos tipos de ataques e do que fazer, é muito importante. 

 Nós da TLD Teledata estamos dispostos a te ajudar a se conectar de forma bem mais segura! Entre em contato com o nosso time! 

 

Fonte
Tecmundo
TeleData
Olhar digital