20.ago | 2021

Segurança no novo mundo de IoT e BYOD

Em um tempo não tão distante, as organizações disponibilizavam um desktop para cada colaborador desenvolver suas atividades. Um equipamento fixo, de propriedade da empresa e com identificação na rede, o que permitia um controle maior sobre os dispositivos, inclusive no que tange a segurança nesse cenário.

Atualmente essa configuração tem mudado exponencialmente porque esses desktops fixos estão sendo substituídos por notebooks e outros dispositivos móveis que, muitas vezes, são dos próprios funcionários ou os equipamentos das empresas são levados em viagens e para o trabalho em home office, por exemplo, situações que facilitam o uso pessoal e a “exposição ao mundo externo”, diminuindo a segurança dos dados das organizações. Esse novo contexto é chamado de “Bring your own device” (BYOD), que significa “traga seu próprio dispositivo”.

Complementando esse cenário atual têm-se a Internet das Coisas, conhecida como IoT, que nada mais é do que a conexão entre os objetos físicos que se comunicam entre si e com pessoas a partir de sensores, softwares e que já está indo além de notebooks e smartphones. Quer um exemplo? A IoT permite que você desligue o ar condicionado geral da sua empresa caso tenha esquecido ou destranque as portas em caso de emergência. No entanto, embora seja um facilitador, esse avanço aumenta o risco de segurança cibernética porque é considerado vulnerável, ou seja, os dispositivos de Internet das Coisas ainda não são considerados seguros e podem comprometer os dados das empresas.

A partir dessas duas vertentes é possível perceber que o avanço tecnológico e as ferramentas utilizadas para facilitar o fluxo das organizações está diretamente relacionada à segurança cibernética, fundamental para manter os dados devidamente seguros. Tecnologia e segurança precisam andar sempre lado a lado.

 

Atualmente o mercado dispõe de soluções que contemplam tanto o antigo quanto o novo cenário, sendo esse último ainda em pequena escala. A TeleData é uma das empresas que estão à frente, devidamente preparada para esse novo cenário oferecendo as soluções de segurança cibernética mais inovadoras que a sua empresa precisa. Quer saber mais? Entre em contato conosco aqui mesmo, através do site, para saber mais informações e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

Gostou dessa publicação? Compartilhe com outras pessoas e aproveite para  conferir também nossos conteúdos que estão disponíveis no Instagram e no Linkedin!