12.abr | 2022

Uso de Chatbots : Uma realidade necessária

Desde de a primeira semana de abril de 2022, o uso de Chatbots para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) se torna uma realidade mais necessária. Dado a desobrigação de atendimento humano 24/7 e redução para escala comercial.

Segundo dados do Governo Federal, entre 2019 e 2020, houve um aumento considerável de 70% no número de reclamações relacionadas as mais diversas variáveis de atendimento, como o tempo de espera, por exemplo.

Utilizando o IRES TLD é possível realizar a adoção de um SAC com Chatbots Inteligentes,  iteroperando com o atendimento humano a fim de preservar a experiência do consumidor quando e onde ele quiser. Possui nativamente a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural, para aproximar ainda mais seus clientes. Com a redução da carga horária de atendimento humano reduzindo assim os custos operacionais, visto que os Chatbots serão responsáveis por todo o atendimento pós-expediente e também garantindo a agilidade do atendimento em canais como WhatsApp , Instagram Direct e Post, Facebook Messenger e Post, E-mail, e muitos outros.

As novas diretrizes e normas relativas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor entraram em vigor após a assinatura do decreto de N.º 11.034 que regulamenta a lei 8.078 no dia 05/04/2022 pelo Presidente Jair Bolsonaro.

A medida foi tomada devido aos constantes avanços tecnológicos, que levaram ao obsoletismo da regulamentação anterior, do ano de 2008 tornando possível a utilização de Chatbots, acompanhando assim às mudanças de perfil dos consumidores que vem se tornado cada vez mais digitais.

O decreto permite também a adequação dos horários de atendimento, como o “Tempo Máximo de Espera”, informando ao consumidor quanto a conclusão da sua demanda e permitindo o acompanhamento nos diversos canais de atendimento integrados as solicitações através do conceito de Omnichannel embarcado no IRES TLD.

As mudanças vêm como a garantia aos consumidores de atendimentos rápidos e resolutivos, acompanhando a tendência de investimento em relacionamento digital. Através da comunicação ágil e integrada, o IRES TLD permite a união de todos os canais de atendimento em uma só interface, fornecendo a eficiência e a automação de tarefas, que resultam num bom atendimento a qualquer horário.

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Fonte – Mobile Time