3.ago | 2022

WhatsApp API: Qual a importância dele na comunicação com o Cliente?

Sem dúvidas o Whatsapp faz parte do nosso cotidiano, está precisamente “na mão do  brasileiro” mas pode se dizer que também no coração do brasileiro.
Até a divulgação do último número oficial de usuários no Brasil de acordo com a pesquisa Digital 2022, foi apontado que 96,4% dos usuários de redes sociais de 16 a 64 anos usam o whatsapp, o que em números equivale a 165 milhões de usuários. Nesta via, os aplicativos de mensagens tornam-se cada vez mais importantes para estabelecer uma boa relação entre marcas/empresas e clientes. A maioria dos usuários comunica-se com marcas através do WhatsApp (78%) e do Instagram (59%). E esta preferência tem aspectos muito bem definidos, a grande parte dos Clientes que optam por canais de mensagens, veem nele um excelente canal para pedir informações ou tirar dúvidas, o que faz do WhatsApp um dos canais de maior sucesso do Grupo Meta(proprietário da marca WhatsApp). Diante deste cenário, o canal se torna importante não apenas para a comunicação, mas para a estratégia de marketing das empresas.

Definido pelo Grupo Meta exatamente como uma plataforma de comunicação, não como uma rede social, o Grupo vem investido em funções para maximizar o uso pelos usuários, como: Ligações, Formatação de Texto, Resposta Direcionada, VídeoChamada, Status, Localização ao Vivo e WhatsApp Pay. Anunciado recentemente que em 2022 será lançado no Brasil, a função comunidade que em supra permitirá o envio de uma mesma mensagem para até 2.560 pessoas ao mesmo tempo. Função que deve aguardar o fim das eleições no Brasil para evitar disseminação de fake news, novidade amplamente esperada pelos 165 milhões de usuários.
Os interessados podem realizar o download gratuito em todos os tipos de telefone, o Grupo Meta garante que a comunicação está linkada a um nível de segurança alto, como, o sistema ‘TextSecure’, protocolo de textos seguros que evita que as mensagens enviadas pelos usuários sejam espionadas, e, a utilização de uma “encriptação total”, um passo que aumenta a privacidade dos utilizadores.

                

Atualmente o serviço cobrado do WhatsApp é o API, voltado para pequenas, médias e grandes Empresas, o primeiro produto corporativo gerador de receita para o aplicativo de mensagens. Presentes nas versões, Business, Business API e a Cloud API, sendo a primeira a única versão gratuita, porém, com limitações.
As versões APIs vem recebendo investimento em funções para maximizar o potencial de lucro para as Empresas, tais como: Escalabilidade, podendo atender infinitas conversas simultaneamente, assim como, ter diversos atendentes humanos atendendo num mesmo número; Marketing, o canal dispõe de função para envios massivos ilimitados após alcançar a margem de confiança para seus clientes; Uso de IA mais Chatbots, a versão API permite o uso de mensagens automatizadas para executar com o robô diversos atendimentos para otimizar recursos e fidelizar Clientes, e outras, como: estatísticas e a Conta Verificada, para evitar fraudes utilizando-se o nome de Empresas com visibilidade alta e garantir que o usuário fale com elas sem receio que seja golpe, a Conta Verificada trás um selo de autenticidade da conta comprovando que trata-se de um número corporativo que representa a sua Empresa. Todos esses recursos são essenciais para melhorar a sua comunicação e estreitar a relação com esse novo usuário que está sempre em busca de informações rápidas e verdadeiras.

Segundo Erick Ferreira , Gestor de Produtos e Inovação da TLD TeleData ”O consumidor digital 4.0 deixou de ser somente quem compra pela internet, mais que isso, o novo consumidor digital passou a ser uma pessoa que procura informações disponíveis na rede antes mesmo de fechar negócio, utilizando-se os meios de comunicação.” Esse consumidor é dinâmico e conectado, para que as empresas possam alcança-los devem estar
no mesmo momento que o consumidor para que possam caminhar juntos.

O Consumidor 4.0 é altamente exigente e está constantemente exposto a um grande volume de informações. Marcados pela completa adaptação ao digital, os consumidores agora querem ser bem atendidos e querem isso nos canais digitais que eles escolhem. Portanto, oferecer um produto ou serviço de qualidade já não é mais suficiente: para encantar esses clientes, o atendimento de excelência precisa estar na mira das empresas.
Diversificar os seus canais digitais é importante para alcançar clientes em diferentes plataformas e em momentos distintos da jornada de compra. Desse modo o WhatsApp se tornou indispensável para se comunicar com os clientes. É ideal para estar presente no dia a dia dos consumidores por oferecer comodidade e praticidade.

Viu como o WhatsApp para empresas é essencial para atrair e aumentar seu público?

 

Fonte:
Mobile time
TLD TeleData