20.ago | 2021

WhatsApp Business API, cuidados necessários !

Excelente ferramenta para os negócios, WhatsApp Business API exige cuidado dos usuários.

 

Sem dúvidas, o WhatsApp é uma ferramenta que ajuda empresários de todos os portes e dos mais variados segmentos a potencializar os resultados dos negócios, seja para atrair um maior número de clientes, estreitar o relacionamento com a base de contatos… No período da pandemia, tornou-se uma das alternativas mais acessíveis e eficazes para quem precisou se reinventar e se adaptar ao universo digital.  De acordo com o Sebrae, mais de 120 milhões de brasileiros usam o aplicativo e 72% das empresas de pequeno porte do país já utilizam a versão para negócios. É ou não o “lugar” ideal para vender mais e melhor?

Mas não para por aí. Disponível desde agosto de 2018, a novidade mais recente desse cenário é o WhatsApp Business API ou WhastApp Business Solution, uma conta comercial com vários atributos que contribuem para que pequenas, médias e grandes empresas consigam escalar o atendimento aos clientes. Isso porque, a partir de uma API (Interface de Programação de Aplicativos), é possível conectar os sistemas da empresa à ferramenta. Na TeleData por exemplo, através do ConecTLD, o cliente tem acesso a diversas soluções desenvolvidas para facilitar essa interface, inclusive em outras ferramentas, como Telegram e Instagram.

Um dos benefícios mais relevantes dessa versão do WhatsApp é que vários atendentes de uma empresa podem, por exemplo, usar o mesmo número de telefone, ou seja, não é preciso um número para cada colaborador, facilitando a experiência dos clientes, otimizando a produtividade e reduzindo custos. Outro ponto muito importante é a possibilidade do uso de inteligências artificiais que simulam uma conversa humana – no atendimento para diminuir filas de espera, melhorar a captura de leads, aumentar o nível de satisfação dos clientes, entre outras vantagens.

No entanto, para garantir a qualidade da operação ao implementar o WhatsApp Business API, é necessário procurar uma empresa homologada pelo WhatsApp, que pertence ao Facebook, para realizar uma integração oficial. Dessa forma, os usuários estarão devidamente seguros ao integrar os sistemas das suas empresas à ferramenta da maneira correta, seguindo os passos recomendados (alguns envolvem a participação dos colaboradores da ferramenta).

Apenas empresas especializadas, que dominam a parte técnica e as melhores práticas, garantem o cumprimento dos termos de serviço do WhatsApp. Você sabia que a TeleData é uma delas? Além disso, você pode trabalhar de forma integrada com outras redes sociais, oferecendo uma experiência única com sua marca. Deseja saber mais informações? Entre em conto com o nosso time, aqui mesmo pelo site!

Se você gostou desse texto, compartilhe o link para outras pessoas! Você também pode conferir nossos conteúdos que estão disponíveis nas redes sociais, tanto no Instagram quanto no Linkedin!